A avaliação é um importante momento no processo de ensino e aprendizagem. Ela tem a finalidade de verificar, principalmente, a assimilação de conceitos pelos alunos. Para que tal objetivo se efetive, torna-se necessário desenvolver atividades que:
- envolvam a interpretação de textos, imagens, gráficos;
- possibilitem estabelecer relações e comparações, fazer analogias e sínteses;
- favoreçam a pesquisa, possibilitando ao aluno o levantamento de hipóteses e suas comprovações;
- favoreçam experimentações;
- possibilitem a produção de textos;
- propiciem questionamentos, reflexão e argumentação;
- estimulem dramatizações, elaboração de músicas, exposições orais e tantas outras metodologias para o crescimento do aluno, assim como, possibilitando o desenvolvimento de seu potencial criativo;
- permitam o trabalho em equipe, em um ambiente cooperativo, priorizando os desempenhos coletivos e buscando a coavaliação.
Como a avaliação acontece durante todo o processo de aprendizagem, as atividades listadas também constituem-se em critérios de avaliação e podem ser mensuradas com nota ou parecer descritivo.
A avaliação deve acompanhar o desenvolvimento e a aprendizagem cotidiana e transformar o erro em situações de aprendizagem, priorizando a qualidade do pensamento na construção do conhecimento.
Ao formular a avaliação, deve-se considerar se o processo de ensino favoreceu a aprendizagem dos conteúdos e se os instrumentos avaliativos utilizados são diversificados.
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