Sejam todos bem - vindos ao Blog da Prof. Vanice Wentz

Trabalhos e saídas realizadas com os alunos na disciplina de História

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Avaliação

A avaliação é um importante momento no processo de ensino e aprendizagem. Ela tem a finalidade de verificar, principalmente, a assimilação de conceitos pelos alunos. Para que tal objetivo se efetive, torna-se necessário desenvolver atividades que:

- envolvam a interpretação de textos, imagens, gráficos;

- possibilitem estabelecer relações e comparações, fazer analogias e sínteses;

- favoreçam a pesquisa, possibilitando ao aluno o levantamento de hipóteses e suas comprovações;

- favoreçam experimentações;

- possibilitem a produção de textos;

- propiciem questionamentos, reflexão e argumentação;

- estimulem dramatizações, elaboração de músicas, exposições orais e tantas outras metodologias para o crescimento do aluno, assim como, possibilitando o desenvolvimento de seu potencial criativo;

- permitam o trabalho em equipe, em um ambiente cooperativo, priorizando os desempenhos coletivos e buscando a coavaliação.

Como a avaliação acontece durante todo o processo de aprendizagem, as atividades listadas também constituem-se em critérios de avaliação e podem ser mensuradas com nota ou parecer descritivo.

A avaliação deve acompanhar o desenvolvimento e a aprendizagem cotidiana e transformar o erro em situações de aprendizagem, priorizando a qualidade do pensamento na construção do conhecimento.

Ao formular a avaliação, deve-se considerar se o processo de ensino favoreceu a aprendizagem dos conteúdos e se os instrumentos avaliativos utilizados são diversificados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário